segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Programa Projovem Trabalhador


Para oportunizar aos jovens santavitoriense a busca de um lugar no mercado de trabalho com qualificação, a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, por meio da Secretaría de de Assistência Social e Cidadania, desenvolve no município o Programa Projovem Trabalhador. Em 2010 o programa oferece 500 vagas para jovens entre 18 e 29 anos, sendo que no final deste ano, 30% destes alunos serão inseridos no mercado de trabalho formal e informal. Segundo o coordenador do programa Alexandre Machado, que está acompanhando o andamento do Projovem, a primeira etapa já esta sendo concluída. Ele explica que os alunos tiveram aula de qualificação social, onde estão incluidos conhecimentos nas áreas trabalhistas, valores humanos ,educação ambiental , noções de direito e informática, que totalizam 100 horas. Na segunda etapa serão 250 horas de qualificação profissional nas áreas de agroextrativismo, esporte e lazer ,madeira e móveis, turismo e hospitalidade, vetuário e construção e reparos.

O Projovem está superando as expectativas. Os alunos demonstram muito interesse e estão comparecendo assiduamente nas aulas. Já existe até interesse dos alunos em formar uma cooperativa, destacou Machado. O programa tem duração de seis meses, é gratuito e oferece vale transporte, seguro de vida, alimentação, material do curso, uniforme ,kit aluno e bolsa de estudo de R$600,00. A Associação de Desenvolvimento Social Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (ALDEIA), com séde em Canoas, é a empresa responsável pela execução dos cursos.

Para o representante da Aldeia , Ricardo Assonálio , "a qualificação profissional oportuniza melhorias na vida das pessoas, seja através da realização profissional ou através de um ofício que possa ajudar na busca pelo primeiro emprego", ressaltou.


Foto - Alunos do Projovem am aulas de informática que funcionam nos telecentros comunitários.

foto de Márcio Souza

Texto - Guacira Maximilla - Departamento de Imprensa Pref. Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário