quinta-feira, 31 de março de 2011

Seminário de Educação 2º Dia.








Em um dia que foi selado com um encerramento emocionante do Projeto Carinho da Ufpel-Esef, grupo que faz um trabalho modêlo, tivemos tambem palestras maravilhosas abordando temas como educação infantil,sexualidade na escola e Avaliação e qualidade social na educação. O seminário se desenrola com muita produtividade para nossos professores municipais, esta é nossa avaliação como tambem o parecer da Secretaría de Educação. Nesta sexta feira dia 01 de abril a programação é a seguinte: 8:30 Palestra com a professora Maristela Kellerman sobre Avaliação na escola inclusiva - 10:30 Palestra Dr Gilberto Garcias - Geneticista- com os temas - Características das várias síndromes e Deficiência intelectual e doença mental e as 14:00 Palestra com Carla Crivellaro - Mestre em Educação ambiental (Nema) com o tema Sementes ao vento, a educação ambiental brota no sólo fértil da escola. Na palestra da Professora Magela L.Formiga hoje a tarde, houve um momento que precisamos destacar, quando ela cita que é real a defasagem salarial do professor, mas que é real também a responsabilidade dos mesmos. Tambem salientou que a prefeitura não obriga ninguem a fazer concurso público, pois parece que em certos momentos o profissional se coloca como uma perfeita vítima, será que não seria pertinente se refletir sobre isto?

quarta-feira, 30 de março de 2011

1º Dia do Seminário de Educação.







Como já era esperado, muito proveitosa a abertura do 1º Seminário de Educação. Com uma participação efetiva dos professores, as duas palestras feitas, foram sem sombra de dúvidas muito informativas. Nesta quinta feira dia 31, a programação é a seguinte - 8:30 Educação Infantil:Assessoria Didático Pedagógica com as professoras Mônica Correa de Borba,Marcia Souza da Rosa e Aline Vieira da Cunha = Brincadeiras e Travessuras: a rotina da sala de aula como estímulo a aprendizagem. 14:00 Palestra com a Professora Magela Lindner Formiga com os tópicos - Reflexões sobre o currículo e avaliação - Avaliação e Qualidade social da educação - Avaliação na educação básica - 16:00 Apresentação no Projeto Carinho. UFPEL-ESEF. A participação do professorado municipal é de supra importância, pois conforme o IDEB que tem avaliação a cada dois anos, é muito significante o crescimento da educação em nosso país. Em breve estaremos com avaliação próxima a países de primeiro mundo, este é o objetivo.

Agora Sta.Vitória é Global.





A mais de um mês vem sendo exibido pela Rede Globo de Televisão reportagem sobre o município de Santa Vitória do Palmar, onde mostra a alguns anos atraz o trabalho feito pelo dentista Jamil Lima Pereira e seu filho Jamil Correa Pereira, que nas horas de folga dedicavan-se a coleta de fósseis. Mais tarde quando Jamil Correa Pereira foi trabalhar no museu, levou esses fósseis e passou a divulgar seus conhecimentos sobre paleontologia nas escolas e comunidade da região com a finalidade de preservar esse patrimônio. Esse trabalho chamou tanto a atenção da reportagem do Globo Ecologia da Rede Globo que estava fazendo a reportagem dos 500 anos do Brasil na região, que resolveram fazer uma edição sobre esse trabalho. Depois de alguns anos, agora a Rede Globo selecionou a matéria para ir ao ar novamente, nos intervalos dos programas, Fantástico, Domingão do Faustão e Novelas. Isso é muito gratificante para o nosso município pois além de divulgar, valoriza o trabalho que vem sendo feito durante muitos anos, e tambem um reconhecimento a nível nacional. (Texto de Jamil Correa Pereira)

terça-feira, 29 de março de 2011

Educação é Notícia já.




Estará acontecendo nos dias 30,31, de março e 1º de Abril, o 1º Seminário Municipal de Educação. que tem como slogan "Educação não nasce em árvore é trabalho do educador". A programação será a seguinte, no dia 30 a partir das 08:00 será feito o credenciamento as 08:30 a abertura com autoridades, as 9:00 palestra com a Professora Linda Goularte do SEB/MEC com os temas : Como a escola pode contribuir para a participação dos pais na vida escolar dos filhos - IDEB e Mobilização Social pela educação. As 14:00 Palestra com a Professora Bárbara Martins de Lima Delpretto SEESP/MEC com o tema A educação para todos: por um regime de colaboração na construção de escolas inclusivas. As 16:00 Apresentação artística com alunos do Programa de erradicação do trabalho infantil.(PETI). Estaremos divulgando o programa em seus respectivos dias. Esta iniciativa da SMED é muito louvável, pois com toda certeza tudo que vier contribuir para o aprendizado de nossos filhos é sempre benvindo. Estaremos registrando tudo.

sábado, 26 de março de 2011

JerivArte.





























Aconteceu no dia de ontem, no Rancho da Amizade, o lançamento do "Projeto Jerivarte" ponto de cultura. Esta é a união de duas palavras, o Jerivá, que é o nome da nossa palmeira símbolo de nosso município, e a Arte local, que é o objetivo principal do projeto. A iniciativa é da Jerra Associação de Arte e Cultura Nativa, com o incentivo financeiro do Ministério da Cultura Nacional, em conjunto com a ascessoria da Furg, e Secretaría de Cultura do município. Serão realizadas oficinas nas áreas de Culinária, Dança, Poesia, Artezanato em couro, Música,e Lidas campeiras. Os instruturores serão na ordem, Carlos Munhoz,Miguel Reboledo,Marcos,Jé,Eder Machado. Queremos salientar, que o objetivo principal é valorizar a Cultura Regional, se embasando no fato de estarmos tão próximo da fronteira, principalmente, falou o Secretário de Cultura e Turismo Kininho Dornelles. A verba para custear o Jerivarte é de R$185.000,00, e o tempo dos cursos é de dois anos. Estivemos clicando tudo o que aconteceu por lá, e ficamos cada vez mais maravilhados com a apresentação de "Los Chaqueños", pelo capricho, desde a indumentária,a diciplina e o desempenho dos dançarinos, não podemos deixar de salientar o responsável por tudo isto, Miguel Reboledo, que vem ousando e fazendo o diferente, sem jamais deixar de cultuar nossas tradições. Nossos parabéns a iniciativa da Jerra, e aos instrutores que com certeza estarão dando tudo de si, para formar novos profissionais em suas areas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Chui, Show de Carnaval.



































































Que beleza o segundo e último dia de Carnaval do Chui. A lua deu a largada no início da noite iluminando a passarela do samba, os foliões foram chegando, se acomodando em seus camarotes e arquibancadas, mais tarde foi a vêz do Rei momo e a corte de carnaval, que convenhamos, este ano assim como nos anos anteriores, deu show de beleza. O prefeito Hamilton e sua competente equipe eram os anfitriões, recebendo a todos com muita cordialidade e alegria. Pois assim começou o carnaval neste segundo dia, Os Loucurinhas abriram a noite, com um samba empolgante, que já fez todo mundo balançar, também veio um trio elétrico com uma super máquina de espuma, causando um frisson tremendo. Logo entrou na avenida, a Escola de Samba Portelinha, homenageando Claudio Millar, jogador que era ídolo do Xavante Brasil de Pelotas, mais tarde desfilaram as Murgas, Charabones, de Maldonado. A Escola de Samba Juventude Unida do Chui, com um samba e um enredo que encantou a todos, Sobre a História do Carnaval, desde a Roma Antiga, falando do Deus Baco. Depois os Tambores de Eladokin de Rocha, com seu candombe de arrasar. Como não poderia faltar, a Jaula de las Locas, trouxe irreverência pura para a passarela. E já com as priméiras barras do dia, aquela que ganhou o carnaval Pelotense, Estação Primeira do Areal, c om o enredo "Bahia de todos os Santos", fêz todo mundo levantar, cantar, sambar, extravasar e se acabar na avenida. Mais um ano de sucesso, quem não foi, não tem idéia do que perdeu, fica desde já o convite para 2012, se voce não conhece, venha comprovar o que falamos, se já conhece, venha mais uma vêz para o melhor Carnaval do Extremo Sul.

sábado, 19 de março de 2011

1º Dia de Carnaval do Chui - Excelente -



































































Como já é de costume, o Carnaval sem Fronteiras, com animação total. O Prefeito Hamilton junto com a Corte de Carnaval fêz a abertura oficial, com a animação do Bloco Santavitoriense "Loucurinhas", que tem como comandante o ótimo ritimista "Iguatemi". Aos poucos o público foi preenchendo as arquibancadas e camarotes da avenida Uruguay. Em uma noite fria, a euforia dos foliões falou mais alto. Com um carnaval alegre e de muita animação, o Trio Elétrico, Impacto, foi agregando foliões e fazendo todo mundo balançar. O Secretário Tonga, que com sua equipe organiza a festa, estão de parabéns por esta primeira noite. Esperamos que hoje, sábado, no segundo dia de folia, tenhamos a mesma empolgação contagiando nossa fronteira, pois muitas são as atrações para esta noite, entre elas a grandre campeã do Carnaval Pelotense, Estação Primeira do Areal. Os camarotes já estão quase todos ocupados, adiante-se e adquira para seus familiares e amigos , os que estão sobrando, e delicie-se , naquele que é sem dúvidas, o melhor carnaval dos extremo sul. Estão presentes no evento, os meios de comunicação que vem acompanhando sempre o evento, Canal 4 do Uruguay, Radio FM Coronilla, Site Rio Grande em Fotos do amigo Bigode, Radio Bandeirantes, e outros meios de comunicação de departamentos do Uruguay, assim como nós do Site http://www.conexaosul.net/, que estamos registrando na íntegra tudo que se passa por lá. Venha voce também curtir estes momentos, e alegria alegriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Carnaval Sem Fronteiras 2011.





























Nesta sexta feira é o 1º dia do Carnaval Sem Fronteiras do Chui, este é sem dúvida um dos eventos mais importantes do extremo sul do Brasil. Muito bem organizado pela Prefeitura Municipal do município, que tem como Secretário de Cultura , Esportes e Turismo , Idilberto Chagas (Tonga), promete ser de muita folia e sucesso em mais uma edição. Desde o início da semana, a equipe da Prefeitura, não vem medindo esforços para fazer com que todos que se fizerem presentes sintam-se muito bem acomodados, e desfrutem de um belo Carnaval. Muitas são as atrações, desde Escolas e Murgas do Uruguay, das cidades de Punta del Este, Maldonado, Montevideo, Rocha, e Trinta y Tres. Também estão confirmadas Escolas de Santa Vitória, e Pelotas, a bateria já está afinadíssima, esperando a presença de um grande público. Somos interlocutores daquele município, que conta com a presença de todos, para que se confirme mais uma vêz o sucesso dos anos anteriores. Já pelo nono ano, fazemos a cobertura desta festa, e estaremos clicando cada momento, para enaltece-la cada vêz mais. Não esqueça, hoje a partir das 10:00, na Avenida Uruguay, voce é nosso convidado, pois sua presença é demais importante para nós. Divirtanseeeeeeeeeeeeeeeeeeee.