quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mês das crianças.
















A ESI São Carlos, sempre inovando, abriu nesta quinta feira dia 30 de setembro, as festividades do dia da criança. Em uma muito bem organizada carreata, com a participação dos professores, alunos, com seus pais e avós, também a direção., e percorrendo as principais ruas da cidade, divididos em tres grupos. Caracterizados por cores, os azuis, laranjas, e verdes simbolizando as cores da escola , deram um colorido muito bonito por onde passavam. Estão de parabéns, tanto o circulo de pais e mestres como a direção por esta iniciativa. A Escola São Carlos,vem se destacando em todas suas festividades, e sem falar no seu método de ensino, que este ano classificou-se em primeiro lugar no ENEM, classificação em nossa cidade. Tivemos a informação que os grupos coloridos acima citados, fazem parte entre tantas atividades, de uma sensacional gincana. Desejamos a todos um ótimo divertimento neste mês que a eles pertence. Acima alguns momentos da carreata.

Mais Bela Estudante.







Desde 1986 o radialista,promotor de festas, e empresário, Flávio M0ré se notabiliza com suas promoções. No próximo dia 11 de outubro , no Ginásio de Esportes Cardeal, acontecerá mais um certame do concurso Mais Bela Estudante. Muitas surpresas estão reservadas para este ano,sempre com a apresentação de shows, brincadeiras, e um bem organizado desfile de meninas muito bem conduzidas por Flávio. Esta iniciativa tem apoio de diversas empresas de nossa cidade, da Radio Cultura, do Poder Público, dos orgãos de imprensa, e participação de todos os seguimentos estudantis de nossa terra. Venha, traga seus familiares, amigos , organize sua torcida , e desfrute de horas , de puro charme e beleza das concorrentes. É um dos pontos altos do ano, este acontecimento, e voce é nosso convidado. O site http://www.conexaosul.net/, estará registrando esta grande festa.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

- Tutti Bambini -







Novidade em nossa cidade, numa proposta de vestir pequeninos de 0 a 8 anos, com muito bom gosto, arrojo, modernidade, e com as melhores grifes infantis. As Srªs. Claudia Silva e Marília Petruzzi, inauguraram no dia 17 de setembro, um novo espaço para os picurruchos de nossa cidade. " Tutti Bambini "é uma loja moderna, bem localizada, e que estará sempre com muitas novidades, para bem servir sua clientela. Para melhor as pessoas se situarem, a loja fica ao lado da Radio Palmares FM. Santa Vitória do Palmar, a cada ano, graças a pessoas com visão empreendedora, vem inovando o seu setor comercial, se voce visitar esta nova casa , verá que esta reportagem não se trata somente de merchandise, o bom gosto das empresárias, é o grande diferencial. Tragam seus filhos , e comprovem esta nossa dica. No último domingo, foi realizada a primeira mostra, em um belo desfile que encantou a todos que se faziam presentes, em breve será na Massonaria , aguarde nosso anúncio.

Mentawai, Bar , Barzinho.











Estas são denominações desta casa de SantaVit. Um dos melhores lugares para se curtir as baladas de nossa cidade. O atendimento é nota mil, os proprietários na foto destaque acima , 'Wilian e Táissa' assim como os meninos que atendem na copa, são de uma gentileza sem igual. A casa principalmente nas sextas-feiras ou véspera de feriados, bomba muuuiiiiiiiito. Gente bonita, de paz, e que quer muito se divertir, sempre embalados ou pelo DJ. Tony da Santiago Sonorizações, ou então por grupos de pagode, ex:Tiaguinho e Banda, 37 não é febre, ou bandas de fora que sempre são novidades da casa, para melhor abrilhantar a noite da moçada. Se voce ainda não conhece, venha comprovar nossa dica, com certeza não irá se arrepender, nós estamos sempre clikando a galera que é frequentadora assidua do Bar, e se tu quizer conferir, basta acessar nosso site, na parte de eventos e ver nossas postagens. http://www.conexaosul.net/

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Museu Municipal - Fósseis.











O Museu Municipal Coronel Tancredo Fernandes de Mello, vinculado a Secretaría de Esporte Cultura e Turismo de Santa Vitória do Palmar, esta expondo novo acervo paleontológico pertencente a megafauna. A exposição conta com peças de grande valor científico onde algumas são únicas para o estado. Os fósseis coletados nas faixas litorâneas e barrancas do Arroio Chuí, foram descobertos nos últimos anos e submetidos à pesquisas e posterior catalogação, a fim de serem preparados para exposição. Os fósseis pertencem a animais que habitaram a região a dez mil anos. Muitos tinham tamanhos avantajados e pesavam mais de 1 tonelada, daí o nome da megafauna. As peças, um crânio, uma mandíbula, e um fêmur pertencem ao gênero Toxodon(animal semelhante a um hipopótamo que tinha o tamanho de um reniceronte). Também está em exposição , um crânio, molares, ramo mandibular e garra do gênero Meghaterium (preguiça gigante que media 6 metros e pesava 5 toneladas) além de uma mandíbula e molares do gênero Stegomastodon(mastodonte). Outra peça exposta é parte do casco de um Glyptodon (tatu gigante que tinha o tamanho de um carro). Esse material pode ser visitado pela comunidade e turistas, além de estar a disposição de instituições de pesquisa no museu municipal. Atualmente o museu conta com um dos mais importantes acervos do Brasil e do Estado, no que diz respeito a fósseis de mamíferos do pleistofeno, abrigando em seu acervo peças únicas e que estão sendo estudadas em parceria com diversos institutos de pesquisa do Brasil e do exterior. O Diretor do museu Jamil Corrêa Pereira , relata que diversos trabalhos de pesquisa e divulgação do patrimônio paleontológico vem sendo realizados nos últimos anos em parceria com várias entidades e instituições. Entre elas a Universidade Federal de Rio Grande(FURG), a Universidade Federal de Pelotas(UFPEL), a Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), e o Instituto Litoral Sul -Ecomuseu do Hermenegildo, entre outras. Para o diretor do museu o desenvolvimento de trabalhos, em parceria com entidades e instituições, auxilia no estudo do acervo do museu e na valorização e divulgação do patrimônio paleontológico do município.




Fotos e texto - Guacira Santos.

Eleições 2010.







No próximo domingo dia 03 de outubro, acontecerá mais uma eleição, votaremos para Governador, Deputados Estaduais,Deputados Federais, Senadores, e Presidência da República. Este é um momento de muita responsabilidade de nós brasileiros, pois estaremos entregando nosso estado e nosso país, na mão de pessoas que por quatro anos estarão administrando os mesmos. É hora de refletirmos, e fazer a escolha certa, para que mais tarde não venhamos a nos arrepender. Não nos deixemos levar por promessas vazias, de ilusionários , que na ânsia de ocupar cargos, prometem coisas absurdas. Como o velho ditado diz, não troque o certo pelo duvidoso, pois depois é tarde para chorar mágoas. O pleito terá inicio as 8:00 e término as 17:00, leve seu título de eleitor, acompanhado de um documento de identidade. Após a eleição , em poucos minutos , já começarão a ser divulgados os resultados, graças as urnas eletrônicas que facilitam muito, a agilidade da informação com maior rapidez. Estaremos acompanhando o desenrolar de mais este ato cívico.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Escolas Unidas.







Este foi um domingo bem diferente, a começar pela dupla grenal, que raramente são vencedores no mesmo dia, pois foi assim, grêmio e inter venceram suas partidas. E aqui em nossa longínqua cidade, também temos vencedores, as Escolas de Samba de nossa cidade, ao que parece estão criando sua liga. Como nos grandes centros, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, agora as escolas de samba vitorienses, estão aderindo ao movimento, "Unidos pelo Samba". Neste domingo passado, tivemos no inicio da noite desfile, de bandeiras das escolas, seguidas de um bem organizado grupo de sambistas, pela Barão do Rio Branco, dando uma mostra de que quando os seguimentos se unem, é possivel as coisas darem certo. Estivemos registrando esse momento, e mais uma vez se fazendo presente ao que acontece em nossa terra, para deixar cada vêz mais bem informado nossos leitores.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

UCPEL - Univeridade Católica de Pelotas.


















C O N V I T E:
A Universidade Católica de Pelotas tem a honra de convidar os alunos, professores e funcionários para participarem das festividades do seu cinquentenário no dia 24 de setembro.
18:30 - Missa em ação de graças na Igreja Matriz
20:00- Sessão solene na Câmara de Vereadores.


























Uma canção para Sta.Vitória.







SECTUR, promove 6ªEdição do Festival, com o objetivo de envolver a sociedade cultural e artística na valorização da história e os costumes do município, e no incentivo de novos talentos, a prefeitura de Santa Vitória do Palmar, por meio da Secretaría de Esporte Cultura e Turismo Sectur, promove de 22 a 24 de outubro no Theatro Independência, a 6ª edição do festival de poesias e canções "Uma canção para Sta.Vitória", O concurso terá tema livre e será dividido em quatro categorias, musica popular, nativista,livre e poesia gauchesca. Os concorrentes poderão inscrever o numero ilimitado de canções e poesias no tema livre tanto em português com o em espanhol. As canções premiadas na categoria nativista serão classificadas automaticamente para a 13ªJerra que acontece este ano em Sta.Vitoria. Os premios serão divididos em dois primeiros lugares em cada categoria, melhor intérprete na musica e poesia, melhor instrumentista, melhor letra e melhor arranjo, além de um premio especial a melhor canção que versar sobre o tema "Campos Neutrais". Na sexta (22) acontece o show com abertura e apresentação dos concorrentes. No sábado (23) haverá show de abertura , apresentação de concorrentes,seguido do show de intervalo e divulgação das classificadas. No último dia haverá apresentação das fianalistas, show de intervalo e premiação. As inscrições poderão ser feitas na sede da Sectur,na rua Barão do Rio Branco 467, de segunda a sexta, das 13:30 min as 18h. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones (53) 32638043 e 32633534. O regulamento e ficha de inscrição estarão disponíveis no site http://www.santavitoria.rs.gov.br/, no item notícias,a partir do dia 21 de setembro.



Texto e foto- Guacira Santos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SMED Promove.







V Feira de incentivo a Leitura, e III Arte de ser Criança - A SMED juntamente com o SESC, promovem nos dias 7,8,9 de outubro no Ginásio Cardeal os temas citados acima. A feira este ano terá como patronesse a escritora Claudia Schwab, e tem com slogan, "Ler é viajar por um mundo irreal e fascinante, sem saber onde vamos chegar" A escolha da patronesse foi atravéz de votação entre as escolas, onde concorreram oito escritores do municipio. Tiveram direito ao voto professores e funcionários. Já o slogan da feira foi escolhido atravéz de um concurso feito nas escolas para a criação de uma frase que será lançada em toda a mídia. A autora da frase foi a aluna Daniela Behing Machado da EMEF Oriete Garcia. Para a Secretária de Educação Léia Feijó o principal objetivo da Feira é fomentar a leitura . "Queremos instigar as crianças para esse maravilhoso mundo que é o mundo dos livros" destacou a secretária. O evento contará com a presença do escritor Fabrício Carpinejar recentemente entrevistado nos programas( Patrola e Jô Soares) de porto alegre que escreveu mais de 15 livros como As cinco Marias, e realiza apresentações em todo o estado. Também serão atrações o grupo de teatro Mototóti de Porto Alegre, com o espetáculo " O vendedor de palavras", o grupo Andarilhos, o Magico Loki com Kesian e Franer e a apresentaçao do "Guri de Uruguaiana cover"(Alunos da EMEF Osvaldo Anselmi). Além da presença de todas as escolas municipais que irão homenagear escritores Santa-vitorienses,atravéz do teatro música e dança. O evento terá entre as presenças orgãos como EMATER, Secretaria da Agricultura(com oficinas de coleta seletiva e compostagem)Secretaría da Saúde, Artesanato da Economia Popular e solidária, Corporação de Bombeiros,SECTUR, Casa do Livro. Universidade Aberta do Brasil, FURG(Universidade Binacional de Turismo) CRAEE (com demonstração das salas multifuncionais e Escola Ativa). Mais de seis livrarias e livreiros de Rio Grande e Pelotas , e uma das maiores livrarias de Rio Grande, a Livraria Vanguarda, estarão presentes neste evento. O PELC/Jornada Ampliada terá a participação co Espaço Alegria, cujo tema será os contos infantis, com brincadeiras de arte educação e jogos adaptados com a parceria dos alunos do ProJovem e Esporte e Lazer.



Texto - Guacira Maximilla



Foto Antonio Neri

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Os Grandes Vencedores.






















Passado o Desfile dos cavalarianos, que é o grande momento da Semana Farroupilha, depois veio o churrasco, o rodeio feminino, que se desenrolou a tarde deste dia 20 de setembro na sede campeira. A noite, depois de cansativos porém maravilhosos dias de tradição gaúcha, eis que chega o grande momento da premiação. Com certeza o dia mais esperado, quando se reunem todos os piquetes, para verem o veredito. Somos testemunhas que os julgadores tanto das tertúlias, como das provas de campo, e do desfile, foram muito justos, pois ganhou quem merecia, Foram agraciados, Tertulias- Piquete "Os Caudilhos", Desfile- "Piquete Geribatú", Grande Campeão Geral- "Piquete Querência Xucra". Ao final de todas atividades, o Patrão Eduardo Coutinho Rodrigues, junto da patronagem, apagou a Chama Crioula, e deu por encerrada mais uma Semana Farroupilha. Fica o registro como disse o Patrão, apesar de alguns percalços, foi uma semana de confraternização e paz.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tradições Gaúchas






















Em dez dias podemos sentir o amor que todos tem pelo Rio Grande do Sul, o CTG todos os dias de casa cheia, s Sede Campeira com movimento de pessoas fantástico, e todos de uma maneira cultuando as nossas tradições. É impressionante como tudo troca de sentido ano a ano, porém o que não sai nunca de moda é o tradicionalismo. O tempo foi fantástico, temos que agradecer a Deus, por ter nos concedido, neste 20 de setembro, um sol radiante, e uma temperatura bárbara, que fez a sede Waldir Muniz Silveira, ficar com lotação total. O desfile teve diversas atrações, como uma doma em pleno centro da cidade do piquete Chandadores , carroças bem ornamentadas, e temas que contavam a nossa história. Estivemos registrando dia após dia tudo da Semana Farroupilha, confira a partir de hoje as fotos que registramos.

sábado, 18 de setembro de 2010

Tertúlia Changadores e Os Caudilhos.
















Na mais empolgante noite de tertúlias, Changadores e Caudilhos, fizeram o melhor público até hoje, aplaudi-los com muito entusiasmo. O capricho das indumentárias, com grupos muito bem ensaiados, e com temas de muito bom gosto, com certeza, foi a melhor noite de apresentações, claro que não desmerecendo os piquetes que se apresentaram nos dias anteriores, porém nosso comentário se fundamenta na reação e comentários do público que vem acompanhando diariamente as tertúlias. Hoje sábado haverá mais duas apresentações, a cargo dos piquetes Granja Mangueira e Sentinela do Arroio Chui, mais uma vez o CTG convida a todos se fazerem presentes, é a partir das 20:00, venha acompanhar os últimos dias da Semana Farroupilha, e cultuar com amor nossas Tradições.