terça-feira, 31 de agosto de 2010

Hidrovia do Mercosul,




O Ministério dos Transportes e a prefeitura de Santa Vitória do Palmar,realizam no dia 31 de agôsto, as 9:00 h, na Câmara de Vereadores de Sta. Vitória, o evento, O Porto de Santa Vitória do Palmar , no Contexto da Hidrovia Brasil/Uruguai. O encontro vai reunir transportadores, fornecedores, e usuários do transporte de carga da região de fronteira,para discutir a conectividade do município com o resto do país, atravéz dos modais rodoviário, hidroviário e ferroviário e o plano logístico local para beneficiar a comunidade envolvida neste segmento da economia. Segundo o prefeito de Santa Vitória do Palmar Claudio Pereira, o propósito do encontro é envolver a comunidade na implementação da Hidrovia do Mercosul, que começa no município, atravez da Lagoa Mirim, e que vai ligar a região e o Uruguay, , aos principais mercados consumidores do Brasil e do mundo. As obras estão próximas de iniciar, os recursos já estão garantidos pela União. A Hidrovia do Mercosul já é uma realidade e em muito pouco tempo vai passar a fazer parte do cotidiano dos trabalhadores da região, por isso queremos que todos se apropriem desta nova realidade, disse o prefeito. Os recursos para implementação da Hidrovia estão incluídos dentro do Plano Nacional de Logística de Transportes do Governo Federal e garantem investimentos, via PAC II, para região de no mínimo R$224 milhões, podendo até alcançar R$974 milhões. De acordo com o Especialista Senior em Infra Estrutura do setor Aquaviário do Ministério dos Transportes do RS, Adão Proença, o Ministério esta finalizando o termo de referência para abertura das licitações para as obras de dragagem , construções de terminais,estudo de viabilidade técnica ambientale instrumentação da Hidrovia com medição e controle de níveis de vento. O projeto inicial aponta a intenção de construirmos onze novos terminais portuários ao longo do trecho da Hidrovia, que começa em Santa Vitória e vai até o porto de Estrela. Mas isso os próximos estudos é que irão definir, disse Proença. O representante do Ministério do Transportes , também declarou quwe Santa Vitória do Palmar deverá receber um terminal portuário alfandegário, para que cargas vindas do Uruguai possam passar por ali e ja partirem para outros países, via porto de Rio Grande, com toda documentação agilizada. Os estudos do Ministério dos Transportes apontam para que os outros municípios da metade sul do estado, também passem a integrar a Hidrovia, antes já estavam assegurados na rota, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Porto Alegre, Cachoeira do Sul, e Estrela. Segundo Proença, Jaguarão e São Lourenço do Sul, estão entre os municípios a receberem obras.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os danos provocados pelo Cigarro.




Todos os dias temos visto nos jornais,revistas,reportagens,etc... Campanhas de combate ao tabagismo, mas ainda existem seguidores do vício, que resistem ferozmente a todo tipo de repressão. Ouvimos falar, que os ex fumantes são mais chatos, do que aqueles que nunca fumaram, mas acredito que seja de revolta, por reconhecerem o que fizeram com seu organismo no período de viciados. Creiam, é uma violência descabida, fui fumante durante 27 anos, e cada vêz que me vem esta lembrança, revolto-me muito, pois reconheço o quanto fui boçal comigo e com os outros tambem. Estas linhas não são para convencer ninguem a parar de fumar, pois não é nescessário isto, basta que a pessoa queira, ela para imediatamente. Eu costumo dizer que não dói nada, o único sintoma encomodativo, é a vontade de engolir nicotina, que diga-se de passagem vem acompanhada de mais 40 produtos químicos, extremamente noçivos a saúde, e por conseguinte é extrume puro. Agora sendo mais contundente, tenho um sonho. Que sejamos nós brasileiros, mais concientes, sejamos iguais ao vizinho país do Uruguai, que proíbe terminantemente que as pessoas fumen em lugares fechados. Ainda há tempo, por favor, que se façam cumprir as leis, elas já existem! Fica ainda um alerta, as mulheres são bem mais suscetíveis ao vício do que os homens. Vejam a triste realidade da foto mostrada acima.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Casais Festeiros




Os casais, Nelson e Josiane, Arzelindo e Magda, Paulo e Rosana, Pilar e Geovana, Franer e Andréa, Artemio e Tereza Everanda, tem o prazer de convidar a sociedade Vitoriense, para mais uma edição do Baile do Vinho. Esta festa já é tradicional em nossa cidade, rotulando -se como um dos grandes eventos do ano, protagonizado pelo Lions Clube. Ao serem apresentados os casais festeiros, a festa começa a tomar uma dimensão fantástica, pois depois de algumas taças de vinho, as pessoas começam a ficar mais descontraídas, e no final é uma confraternização sem igual. Segundo os casais anfitriões, muitas surpresas são esperadas nesta edição, por isso estão convidando a todos para se fazerem presentes neste esfuziante evento.



Local - CTG Rodeio dos Palmares



Hora - 21:30

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Simplesmente intolerável.


O assunto que mais se fala em nossa cidade, trata-se de pedofilia, é inconcebivel que com os noticiários todos os dias batendo na mesma tecla, tenhamos em nosso meio, uma criatura repugnante, como esse tal de Alex, que é a notícia da semana. Pra quem não sabe, o personagem antes citado, aproveitou-se de uma garota indefesa, a menina de onze anos, ensaiava em um piquete da cidade para as comemorações da Semana Farroupilha, seu instrutor, o tal de Alex. Sua mãe a deixou ensaiando com outros colegas, e o instrutor que também é familiar da vítima, ficou de no final do ensaio leva-la junto com outra amiga para casa. Terminando as atividades, Alex, então deu carona para as duas meninas que tinham ficado sob sua responsabilidade, deixou a primeira menina em sua casa, e logo pegou um trajeto que não era o da casa da segunda menina, então esta perguntou-lhe por que não estavam indo para casa dela? Ele falou-lhe que iria dar uma volta no centro da cidade, logo após passarem no centro, este dirigiu-se para a via que leva ao porto da cidade. Já era noite, logo a menina falou-lhe que iria se atirar do carro se ele não parasse, foi então quando o monstro, trancou as portas do veículo, e foi para o destino já premeditado. Ao chegar lá, aumentou o volume do som, e então começou a despi-la da cintura para cima, e passou a acaricia-la e beijar. A menina assustada com o que pior pudesse lhe acontecer, somente protejeu-se, foi então que o mesmo desistiu de dar continuidade a sua covardia e resolveu voltar. No caminho começou a ameaçar a menina lhe dizendo que se ela contasse alguma coisa para sua mãe, ele iria negar, dizendo que era invenção dela, a garota é claro chegou em casa e contou tudo a seus familiares, e a denúcia foi feita. Agora senhores leitores, foi aberto inquérito, e a justiça com certeza irá fazer sua parte. Fica um alerta não podemos confiar nossos filhos a ninguém, pois muitas vêzes o inimigo pode estar do nosso lado. Sem falar daqueles que tem pele de cordeiro mas no fundo não passam de lobo, e muitas vêzes são acobertados pela sociedade, pois fazem parte da elite e não podem ser desmascarados publicamente.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Travessia do Taim - Uma grande Aventura.











Estamos a mais ou menos 48 horas da grande aventura, a 16ª Travessia do Taim, promete grandes aventuras, os motores já estão roncando, a cidade já fica mais agitada, e conforme o Presidente dos Jipeiros,Peter Correa, este ano a liberação ambiental expedida pelo orgãos responsáveis, ja saiu a 17 dias atraz, sendo que nos anos anteriores, sempre era liberada vinte e quatro horas antes. Será informado para cada participante, as regras, para que nos anos posteriores não haja restrições, cada um será responsável por seus atos, todo abuso irá insidir em penalidades. A Travessia do Taim hoje é uma marca reconhecida, mesmo com a torcida de alguns seguimentos, que são contrários a sua realização. Neste dia 27 de agôsto, a partir das 8:00 horas, convidamos a população para acompanhar a largada, desde a praça Gªl.Andréa , venha prestigiar este evento, pois com o seu apoio, cada vêz teremos mais exito.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Radio Cultura AM. - Nos seus 50 Anos.











A ZYK 670 Radio Cultura de Santa Vitória do Palmar, emissora pertencente a Rede Meridional de Comunicações, esta mais experiente, completou seus 50 anos, com uma festa de luxo no Ginásio de Esportes Cardeal. Com a presença de grande público, com toda a equipe de comunicadores, Direção, e simpatizantes, foi apresentado, e não poderia ser de outra forma, dois grandiosos shows. Na abertura tivemos a presença do já consagrado, Alma Pampeana, liderado pelo músico Jé, que arrancou fortes aplausos de todos. Para carimbar de forma muito eloquente a festa, surge o conjunto que tem levantado multidões por onde passa, "Tchê Barbaridade " que realizou um espetáculo primoroso. Com sucessos que estão explodindo nas rádios de todo país, levantou a galera e fez o Cardeal tremer. Estivemos entrevistando o empresário da banda Fernando Santos, que nos relatou que a banda realiza 24 shows por mês, já possui 17 cds gravados, sua formação é quase a original, os mesmos estão fazendo um trabalho por ano, e o ritmo forte do grupo é a Vanera. Parabéns a Radio Cultura pela data, e pela iniciativa de nos brindar, com estes belos profissionais.

Um século de Glórias.E.C.Vitoriense.




Realizou-se neste último sábado, 21 de agôsto, o almoço de confraternização, festejando com muito louvor os 100 anos de Histórias e Conquistas do E.C.Vitoriense, o tão carinhosamente tratado de Verde Negro. Com pouco tempo de homenagens prestadas, ja podia se ver a emoção de todos, quando em ponto alto dos discursos, Fernanda Rotta, homenageou o Clube, e também fez um relato da trajetória de seus familiares, como dirigentes e como atletas. Mais faltava a palavra do Presidente atual da agremiação, Jesus Joel Acosta, que com a voz embargada , fez seu discurso de forma brilhante. Ex atletas, ex presidentes, familiares, torcedores do tricolor , a cada minuto, posavam para fotos, como num replay das grandes equipes que por ali passaram. Nos resta parabenizar a todos, e saudar os que serviram honrosamente a entidade. Fizeram parte da mesa, o casal presidente, Jesus Joel e Gleisa, Ioel Rodrigues de Lima Presidente de Honra e a cronista Etiene Vasques, o presidente do Conselho Deliberativo, João Francisco Spotorno, e a Rainha dos Cem anos Jéssica Almeida. Inúmeras mensagens de todos o setores da comunidade, um suculento churrasco muito bem servido, a decoração esteve a cargo de Elsa Léa Decorações, a sonorização a cargo de Dj Jairo, e os mestres de cerimonia foram João Carlos Oliveira, e Hilton da Costa Novo. Muitíssimas felicidades,Vitoriense, que mais um século estejas nos dando alegrias.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Baile do Vinho - Lions Clube.




Estamos tomando a iniciativa de convidar a sociedade Santavitoriense para no próximo final de semana, se fazerem presentes no tradiconal Baile do Vinho, evento este organizado pelo Lions Clube de Sta. Vitória do Palmar. Já tentamos diversas vêzes , contactar com este Clube de Serviço , no referente a nos passar informações sobre suas atividades, porém acreditamos que devido as inúmeras atribuições que a entidade protagoniza , esses detalhes de comunicação com os orgãos de impressa passem desapercebidos. Mas não é problema para nós do Site Conexaosul.net , nossa tarefa é informar as pessoas do que acontece em nosso município. No próximo sabado , nas dependências do CTG Rodeio dos Palmares, estará acontecendo o já citado evento, e estamos convidando nossa sociedade a se fazer presente em mais este ato de benemerência, promovido pelo Clube. Em http://www.conexaosul.net/ , voce encontrará um link, direcionado ao Lions Sta.Vitoria do Palmar


Data - 28-08-2010


Local - CTG Rodeios dos Palmares


Promoção - Lions Clube de Santa Vitória do Palmar.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia mundial da Fotografia.









Hoje, todos nós fotógrafos, só temos à comemorar. Hoje dia 19 de agôsto comemora-se o dia mundial da fotografia, essas imagens que marcam os melhores momentos de nossas vidas. São documentos da nossa história ,dos nossos antepassados, dos amigos, e de nossa vida. A fotografia universalizou-se , por maior que seja à distancia, mesmo assim podemos admirar inúmeras paisagens, contemplar multidões, observar culturas do mundo inteiro. Nosso site, está sempre presente em todas as ocasiões, fotografando pessoas,festividades,esportes,e momentos inusitados do nosso cotidiano. Eu, Ricardo de Carvalho, tenho orgulho desta profissão, pois vivo e testemunho muitas emoções. Existe uma máxima no mundo da fotografia , o olho do fotógrafo tem que ser muito apurado, pois o universo da profissão é vastissimo. Nossa homenagem a todos os profissionais de nossa cidade, Sergio ,Luciel, Hélio ,Leuza ,Simone,João ,Vitório ,Norton ,Tio Patinhas,Jesus,Toninho,Guacira, Zé ,João Ibeiro, Luis, Dr.Fabiano, Carlitos Ferreira. Acima selecionei duas imagens feitas em nosso município, para ornamentar esta reportagem.

Explosão Vermelha.


Barão do Rio Branco, palco da explosão vermelha.




Muito cedo da noite, já podia se sentir o que viria mais tarde. Pouco antes da final da Libertadores começar, recebi um telefonema do Guilherme, direto da séde do Nação Colorada em nossa cidade, ele solicitava que fossemos registrar a vibração das quase duzentas pessoas que lá estavam, assistindo no telão, o jogo que consagraria o Internacional, Bi campeão da América.



Como uma repetição do primeiro jogo da final, o Chivas Guadalajara abriu o placar no 1ºtempo, veio então o intervalo, iniciou o 2º tempo e já podia se perceber a força da torcida empurrando o Inter para a vitória. Foi aí que Rafael Sobis,protagonizou o empate, em seguida foi substituido por Leandro Damião que virou o jogo, após dar o chamado drible da vaca no adversário, e como uma flecha enveredou para fazer o gol que selaria a grande vírada. Mas era pouco, pois estava faltando aquele que é abençoado por Deus, Giuliano entrou, e então veio a redenção, fêz um golaço, e jogou os mexicanos por terra. O tão contestado Celso Roth, agora tem no currículo um título internacional ,redundando, pelo Internacional. A festa foi majestosa estendendo-se até altas horas. Parabéns Esporte Clube Internacional, agora o próximo passo é Abu Dhabi . Dale Dale Inter.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Melhor das Aventuras 4x4.




Dias 27,28,29 de agôsto , o sul do país estará recebendo a 16ªTravessia do Taim, evento que faz roncar motores,mexe com a adrenalina dos participantes, faz a região entrar em movimento constante, e também impulsiona a economia das duas cidades, Sta.Vitória e Chui. Os jipeiros como os chamamos, estão azeitando seus motores, fazendo modificações, transformando suas naves, em máquinas infaliveis, com um único objetivo, transpor os obstáculos que encontrarem pela frente. A Travessia, faz a cidade se movimentar muitíssimo, hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, oficinas, casas de peças automotivas, centros benemerentes, Poder Público, sociedade em geral, e até casas noturnas, são beneficiados com o evento. Todas as edições estivemos presentes, registrando todo desenrolar da trilha, e neste ano, como não poderia ser diferente, o site http://www.conexaosul.net/ , estará fazendo a cobertura completa de mais esta edição.


Sintan-se convidados, Inscrições valor R$200,00 - Numero de veículos 200, maiores informações, mergulhõesdotaim.spaces.live.com, sem www, ou em nosso email. ricnorton@conexaosul.net.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

15 anos data especial.


Luiza Teixeira Leston Pereira, é assim especial, singela, amiga, pura, emotiva, divertidíssima. Foi assim cheia de emoção, que ela recebeu seus convidados, ouviu cheia de lágrimas nos olhos, as mensagens das amigas do coração, e confraternizou com seus familiares e convidados aqueles momentos, dos seus 15 anos.

As poderosas do Pagode , grupo fundado por ela e suas amigas, fizeram uma festa cheia de alegria e diversão, quem esteve na maçonaria, no sabado, divertiu-se muito, o som esteve por conta de Dj Jairo, a decoração teve a assinatura da Promoter Kelly F. Rodrigues. Seus pais ,irmão, e avós estavam descontraidíssimos e também muito emocionados. José Golgercy (cronista social- Toque de Glamour), que nos fazia companhia, traduz muito bem este tipo de festa, ele diz, é o apogeu da adolescencia. Luiza que prossigas com todo esse brilho nos teus olhos, a vida agora desabrocha perante a ti , muitas muitas e mutíssimas felicidades, são nossos votos sinceros. As fotos da festa estão no nosso site www.conexãosul.net.

Rainha e Princesa eleitas - E.C.Vitoriense










Foi muito bem organizado o concurso que elegeu a Rainha e princesas do E.C.Vitoriense no seu centenário. Flávio Moré com muito esmero, fez o evento acontecer, claro que com a assessoria da Diretoria do clube. Presentes - torcedores, atletas, imprensa (Jornal Vitoriense e Toque de Glamour), associados e convidados. O Baile foi animado por "Jé e banda". Fizeram parte do quadro de jurados, a Rainha do cinquentenário do clube, Donatilde Correa Pereira, o jornalista Paulo Potiguara T. dos Santos, a Rainha do carnaval da agremiação, Ândrea Danielen A. Moran, a empresária Eneida Oliveira Fischer, e a modista e artezã Izabel Soares. Em um disputadíssimo concurso, foram eleitas as tituladas acima fotografadas, na ordem Rainha dos 100 anos(Jéssica Almeida),1ªPrincesa(Maiara Souza 2ªPrincesa(LianeRiveiro) O site http://www.conexaosul.net/ fêz a cobertura, e todos podem conferir as imagens no link de eventos.

Programa Projovem Trabalhador


Para oportunizar aos jovens santavitoriense a busca de um lugar no mercado de trabalho com qualificação, a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, por meio da Secretaría de de Assistência Social e Cidadania, desenvolve no município o Programa Projovem Trabalhador. Em 2010 o programa oferece 500 vagas para jovens entre 18 e 29 anos, sendo que no final deste ano, 30% destes alunos serão inseridos no mercado de trabalho formal e informal. Segundo o coordenador do programa Alexandre Machado, que está acompanhando o andamento do Projovem, a primeira etapa já esta sendo concluída. Ele explica que os alunos tiveram aula de qualificação social, onde estão incluidos conhecimentos nas áreas trabalhistas, valores humanos ,educação ambiental , noções de direito e informática, que totalizam 100 horas. Na segunda etapa serão 250 horas de qualificação profissional nas áreas de agroextrativismo, esporte e lazer ,madeira e móveis, turismo e hospitalidade, vetuário e construção e reparos.

O Projovem está superando as expectativas. Os alunos demonstram muito interesse e estão comparecendo assiduamente nas aulas. Já existe até interesse dos alunos em formar uma cooperativa, destacou Machado. O programa tem duração de seis meses, é gratuito e oferece vale transporte, seguro de vida, alimentação, material do curso, uniforme ,kit aluno e bolsa de estudo de R$600,00. A Associação de Desenvolvimento Social Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (ALDEIA), com séde em Canoas, é a empresa responsável pela execução dos cursos.

Para o representante da Aldeia , Ricardo Assonálio , "a qualificação profissional oportuniza melhorias na vida das pessoas, seja através da realização profissional ou através de um ofício que possa ajudar na busca pelo primeiro emprego", ressaltou.


Foto - Alunos do Projovem am aulas de informática que funcionam nos telecentros comunitários.

foto de Márcio Souza

Texto - Guacira Maximilla - Departamento de Imprensa Pref. Municipal.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

100 Anos de Glorias -E.C.Vitoriense.


Neste sábado dia 14 de agôsto, o Esporte Clube Vitoriense estará com as portas abertas para receber a sociedade Santavitoriense , no baile da escolha da Rainha dos 100 anos da entidade. A longevidade da agremiação , se dá, graças ao esforço de apaixonados torcedores que sempre estiveram incentivando as atividades do Clube. Tambem temos de salientar , grandes escretes que defenderam as cores do Verde e negro , nome carinhoso batizado por seus torcedores. Se fossemos citar nomes de atletas, o espaço desta coluna iria tornar-se pequeno, pois são inúmeros personagens que fizeram parte da história do tricolor . Agora é hora de comemorarmos esta grande data, e porque não acreditarmos, que a saga continua, e que viver poderá festejar mais um século deste símbolo do esporte de Santa V. do Palmar. Parabéns Vitoriense!


- Acima foto da atual Diretoria.-

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Programa Ruas de Lazer".




No dia 7 de agôsto, o programa Ruas de Lazer, que é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar,aconteceu durante toda a tarde, em frente a Escola Aresmi Tavares. O Programa caracteriza-se pela realização de um evento artístico recreativo e gratuíto, com o objetivo de promover o lazer de qualidade para crianças e jovens das comunidades dos bairros. Durante o dia profissionais especializados realizam brincadeiras, oficinas, e exercicios dirigidos a comunidade. "É importante que os participantes tenham esse acompanhamento que é ideal para favorecer o aprendizado, a convivência e o desenvolvimento sócio educativo dos participantes", destaca a Coordenadora do Programa Esporte e Lazer da Cidade(PELC), Rosinara Ramos. O Ruas de Lazer envolve todas as Secretarías da Prefeitura em ações integradas que englobam orientações de saúde bucal, divulgação de programas sociais, oficinas de artezanato, esporte e lazer,e orientações de compostagem e coleta seletiva. A Secretária de Ação Social Clarivani de Abreu, explica que o programa tem como primissa o lazer como atividade importante para o alto astral e também para a saúde física e mental 'É nosso objetivo" fazer com que as atividades propostas estejam ao alcance das comunidades para que elas usufruam desses benefícios , disse a secretária;


Texto - Guacira Santos - Prefeitura Municipal - Imprensa

foto 1 - Cuidados com o meio ambiente - Rosinarara Ramos
foto 2 - Cuidados com a súde bucal - Rosinara Ramos

Reinauguração do Kaldeirão.


No mês de março de 2009, inaugurou em nossa cidade,o Rey Clube Kaldeirão, uma casa que a partir de então, mostrava um novo conceito de balada noturna. Um diversificado jogo de luzes , telão, duas pistas, uma ampla copa para melhor servir os frequentadores, tambem uma equipe de seguranças bem distribuida, sem falar do atendimento e recepção de seu proprietário,Lupis , que sempre com um sorriso nos lábios recebeu as mais de mil pessoas que se fizeram presentes na ocasião. A atração da noite foi o já conceituado Degraus na Estrada, com sua equipe Dj.Pirado e Belas Dançarinas. Pois bem depois de uma temporada, eis que a casa reinaugura, mais uma vêz trazendo esta bela atração para o deleite de todos. Este é nosso convite, venha dançar, se divertir e conferir, mais uma bela apresentação destes belos profissionais.

Data - 14-08-2010

Onde - Rey Clube Kaldeirão

Atração - Degraus na Estrada - Dj.Pirado e Grupo de Dançarinas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Jantar Baile Feijoada do Rotary.




Como havíamos previsto , o Jantar Baile Feijoada do Rotary, foi um sucesso total, mais de quinhentas pessoas se fizeram presentes no CTG. Tanto a Feijoada quantos o festival de sobremesas estava uma delícia,comandados pelo presidente Hilton Novo , que com sua diretoria empenharam-se muito para que tudo saisse perfeitamente. Foram feitas homenagens a Susege Lima Aguiar, nossa representante na Seleção Brasileira de Padle, diga-se de passagem com louvor, pela representividade a nivel nacional. Também foi homenageado o Esporte Clube Vitoriense, que no próximo dia 21 estará completando 100 anos , hora representado pelo presidente Jesus Joel da Costa, posteriormente foram doados colchões especiais para a Santa Casa , tendo como representanteo administrador daquela entidade Mario Silveira. Na ocasião estavam presentes muitas autoridades, entre elas o Sr.Prefeito Municipal , Claudio Pereira (Batata), e também a Governadora do Rotary Clube Lucia Maria Pallachini. Também houve como destaque da festa, a vibrante apresentação do Grupo Los Chaqueños, arrancando muitos aplausos do público presente.

Os Prazeres da Carne(culinária)- "Clube Comercial"







Por estarmos bem próximos da fronteira com o Uruguay, podemos dizer que sofremos influências e costumes daquele país. Nossa reportagem se faz presente todos os finais de semana em vários lugares de nossa cidade, e como de costume, estivemos no Radu Parrilla no Clube Comercial, que nos brinda com o melhor da parrillada uruguaia. Claro que é nescessário ter a frente da churrasqueira um grande assador, ai entra o talento de " Fermino Munhoz", que além de saber muito, é de uma simpatia e cordialidade sem igual. Selecionamos estas duas fotos para enaltecer esta matéria, porém nosso público pode ver mais acessando nosso site http://www.conexaosul.net/, na parte de eventos. Queremos parabenizar Hermes Radu e Marta, Tião Carioca e Paulinha, assim como toda equipe de trabalho, pelo bom gosto e culinária de primeira que nos proporcionam.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hummmmm! Tem cheirinho de Feijoada.


É neste dia 07 de agôsto o Jantar Baile Tradicional Feijoada e Festival de sobremesas, organizado pelo Rotary Clube de Sta.V. do Palmar, acontecerá nas dependências do CTG Rodeio dos Palmares , com início as 21:oo. Este evento é bárbaro, pois sela o nosso inverno , com uma confraternização da sociedade visando a benemerência que é o objetivo principal do Clube de Serviço Rotary. O Presidente Hilton da Costa Novo (Gavião) , junto com a sua diretoria e o Interact Clube , são excelentes anfitriões, o que faz com que os convidados para esta festiva, fiquem bem a vontade. Convide seus familiares e amigos e venham divertir-se e saborear esta deliciosa feijoada, ao som do grupo De Bombacha.

Novo Projeto em andamento.




A Associação Jerra da Canção Nativa, prepara novo projeto sobre Ponto de Cultura JERIVARTE,valorizando a arte e a cultura gaúcha, cuja administração esta a cargo da FURG, ao qual a Jerra está se candidatando. O valor do projeto é de R$185.000,00 em dois anos, com contrapartida de R$37.000,00 em bens ou serviços. Se vencer o edital, que prevê 10 pontos para reguião sul, funcionarão em Santa Vitória do Palmar diversas oficinas na area de atuação da Associação, com música, dança folclórica,poesia, literatura oral(causos),artesanato campeiro, culinária campeira , lidas campeiras (doma,gineteada,tiro de laço). As oficinas serão ministradas por pessoas com reconhecida capacidade na função, valorizando os saberes locais, a cultura fronteiriça,criando oportunidade de emprego e socializando o conhecimento para as novas gerações.




Texto - Kininho Dornelles(Secretário de Cultura Esporte e Turismo de Sta.V.doPalmar)


Foto - Marina Dornelles

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Festival Jerra 13ª Edição




A 13ª Edição do Festival "JERRA" , acontecerá nos dias,19,20 e 21 de novembro de 2010,após uma parada de três anos. A realização sera possível graças a inclusão do mesmo no projeto Resgate dos Festivais, coordenado pela Acofen, e aprovado junto ao Ministério da Cultura.O valor do repasse será de R$125,000,00,mais uma contrapartida de R$40,000,00, por parte da Associação. A Prefeitura Municipal que conseguiu a inclusão do Festival no projeto,através do trabalho do Secretário de Cultura, Esporte e Turismo,e vice presidente da Associação, Kininho Dornelles, também já garantiu , conforme reunião com o Sr.Prefeito Municipal, a integralização de uma cota de patrocinio no valor de R$10.000,00. O restante será buscado pela Associação através de empresas do município e região.




Texto de Kininho Dornelles


Fotos de Marina Dornelles






quarta-feira, 4 de agosto de 2010

16ª Travessia do Taím








É sempre assim , chega o mês de agôsto, e muitas festas são prenunciadas , hoje faz muito frio , tanto no estado como em nossa Sta.Vitória, porém é efeito da estação, e vamos encarar com muito agasalho e fogo na lareira. Domingo próximo( dia dos pais), na véspera a tão esperada "Feijoada do Rotary" com buffet de doces., e é claro que o mês será repleto de eventos , mas não esquecendo o já também tão aguardado " Baile do Vinho" , gerenciado pelo Lions Clube, que acontecerá mais para o final de agôsto, Mas o assunto foco desta reportagem é ,repleto de aventuras , com a 16ª Travessia do Taim , nos dias 27,28,29 do corrente,mais um ano de fortes emoções. Serão inscritos somente 200 jeeps, a inscrição pode ser feita via site http://www.mergulhoesdotaim.spaces.live.com/, informações , 053 3263.5688 , o valor do credenciamento R$200,00. Apoio de Mergulhoes do taim, Prefeituras de Sta.Vitoria do Palmar, e Chui. Quem ainda não participou, terá que participar, para se deliciar com uma das melhores trilhas da modalidade, quem já foi , com certeza , irá mais uma vêz colocar a adrenalina em ação. PS: A todos participantes é solicitado na hora da inscrição um alimento não perecível que será doado ao grupo de benemerentes Vicentinas.